Mário Moita

Bem Vindos ao meu site* Welcome to my web site * Bien venidos a mi pagina web

Witam ma mojej oficjalnej stronie internetowej

NEWS/ Destaques

Biografia                                                                                                                            ENGLISH press here

BRASIL

“Mario Moita, O verdadeiro Fado português que conquistou a Feira FMI2007,  com a tradição e nova onda da musica Portuguesa”.

Gustavo Vasconcelos, FMI-festival de Brasilia/ GRV

 

ESPANHA / SPAIN

“Mario Moita tem sido com o passar dos anos um cantor incontornável na feira de Sevilha. A sua actuação tem sido bastante apreciada na caseta da Rádio Cadena Ser”. Beli Garcia, Rádio cadena Ser-Sevilha. 

Beli Garcia, Radio Cadena SER- Sevilla 2000

 

ESTÓNIA

“Foi deveras inesquecível apreciar a devoção do ensemble do cantor e pianista Mário Moita na 16º Kammer Festival Chamber Music de Kuressaare.A sua interpretação das musicas tradicionais Portuguesas é  emocionante e romântica, os fados sao  executados com uma verdadeira intensa paixão. O alto nível de aproximação ao piano fez com que a audiência ficasse atenta das primeiras às ultimas notas”.

Andres Paas Estonia kammer festival, music director

 

HOLANDA / NETHERLANDS

“Tenho escutado o seu CD, Música Fantástica!”. 

Mattie Poels - RADIO VPRO 2008

 

POLONIA / POLAND

“Conheço o Mário há muitos anos, mas foi somente este ano que o vi actuar ao vivo pela primeira vez, e tive orgulho de ter um amigo tão talentoso. Posso dizer isso porque presenciei o seu show na frente de um público polaco que não falava Português e sem nenhum contacto com a tradição fadista, mas desde a primeira nota ele agarrou o público e levou-os à terra mágica do Fado. Foi muito mais que um concerto, foi uma noite de caminhada mágica com um guia encantador!”.

Wojciech Ossawski- Programmer/Radio Polski - Ethosfera Festival- 2012-Poland  

 

JAPÃO / JAPAN 

”O Mário Moita vem todos os anos ao Japão. Os seus lindíssimos shows em várias cidades do Japão deram-lhe imensos Fâns!”  

Akemi Nutaba, Sociedade Luso-Nipónica de Osaka

 

ROMÉNIA / ROMANIA

"O concerto de Fado que Mário Moita ofereceu ao público romeno foi dos mais apreciados concertos que a Embaixada organizou!”.

Ex.mo Sr Embaixador de Portugal na Roménia em 2009, Dr Alexandre Vassalo.

 

PORTUGAL

FERNANDA FREITAS (Apresentadora de TV-RTP-2) “Mário Moita é um caso a seguir com atenção: quantos são aqueles que levam a nossa alegria além fronteiras, sem um lobby poderoso por trás? A determinação galga fronteiras, a do Mário chegou ao Japão. Parabéns”.

Dr. FRANCISCO MOITA FLORES "Mário Moita canta com a alma dos rouxinóis. Ouvi-lo é uma evocação terna e quente do que de mais terno e quente existe no cantar português”.

SIMONE DE OLIVEIRA “Que bom haver em Portugal gente que cante bem como Você” in Chuva de estrelas, SIC-TV 1993.

Um Homem Inquieto

 

         Conheço há algum tempo o trabalho de Mário Moita. É um daqueles artistas que surpreende pela evolução que resulta das suas inquietações intelectuais e estéticas. A voz amadureceu, ganhou novos timbres que, associados a uma técnica apurada, permite que o seu talento se vá revelando de forma inteira e fascinante.

Depois, Mário Moita não é apenas um cantor de grande qualidade. É um homem inquieto, que não se conforma com aquilo que conquistou e trabalha, e pesquisa, e experimenta que renova, renovando-se.

         Julgo que é essa a finalidade última da arte. De qualquer arte. A insa­tisfação perante os caminhos já trilhados, a fome de mais caminhar e mais viver a aventura da criação, a sede de construir sinais de referência, testemunhos que assinalam novas inquietações, nova necessidade de descobrir.

         Mário Moita leva-nos mais uma vez por aqui. Desafia-se, desafiando-nos e assim vai consolidando uma carreira cuja dignidade, qualidade e riqueza é cada vez património de muitos mais.

Francisco Moita Flores

 

 

ACTUAÇÕES MAIS IMPORTANTES PELO MUNDO:

 

PORTUGAL:

TEATRO CAMOES-EXPO

CCB-LISBOA

TEATRO DE LAGOS

TEATRO GARCIA RESENDE-ÉVORA

AUDITORIO MUNICIPAL DE REGUENGOS DE MONSARAZ

AUDITORIO MUNICIPAL DE BORBA

 

SPAIN:

FERIA DE ABRIL- SEVILLA- CASETA DA RADIO CADENA SER

 

BRAZIL:

TEATRO NACIONAL CLAUDIO SANTORO- BRASILIA

TEATRO SANTA ISABEL- RECIFE

TEATRO CARLOS GOMES- BLUMENAU

TEATRO GUSTAVO LEITE- MACEIO

TEATRO DA REITORIA DA UFMG- BELO HORIZONTE

FESTIVAL: VIRADA CULTURAL 2009, 2013- SÃO PAULO

FESTIVAL FIG- GARANHUS- PE

FESTIVAL FENAOSTRA-FLORIANOPOLIS

 

ESTONIA:

FESTIVAL KAMMER- KURESSARE

 

ITALIA:

FESTIVAL MEI-FAENZA

 

MACEDONIA:

BALKAN MUSIC FESTIVAL-OHRID

 

JAPAN

SAKAI FESTIVAL-  OSAKA

FESTIVAL KITANODA- SAKAI THEATER

KAMAKURA THEATER

KANAZAWA THEATER

TENDAI-SHU TEMPLES KYOTO

 

FRANCE:

AUDITORIO DO CONSERVATÓRIO DE TOULOUSE

 

USA

ROCANORTE- NJ

TEATRO VASCO DA GAMA- Bridgeport, CT

 

CANADA:

CASA DO ALENTEJO DE TORONTO

 

CYPRUS:

HILTON HOTEL- PORTUGUESE EMBASSY SPECIAL EVENT

 

 ROMENIA: 

NACIONAL CENTER OF ARTS . BUCAREST

SILVER CHURCH CLUB

 SOUTH KOREA

JAZZINSEOUL FESTIVAL

 

 BIO

Mário Moita nasceu no Alentejo e desde muito cedo revelou a sua tendencia pela arte musical. Com apenas 8 anos ganha a gala dos pequenos cantores do distrito de Évora e com 10 anos apresenta-se nas festas de sua terra em Reguengos de Monsaraz para 3000 pessoas, e inicia os seus estudos de piano no conservatório de musica de Évora com a Profª Maria de Lurdes Horta. Teve a felicidade de conhecer o pianista Furtunato Murteira que era contemporâneo do grande compositor de Fados Alberto Janes (Também de sua cidade Reguengos de Monsaraz), e o qual lhe deixou todo o seu espólio de partituras de Fados para Piano (tem a primeira partitura do fado Foi Deus).  Em 1990 entra para Engª. Zootécnica na Universidade dos Açores e funda um grupo musical que iria dar origem à Tuna Sons do Mar. 2 anos mais tarde retorna ao seu Alentejo e funda a Tuna 6 tetos na Universidade de Évora.

Em 1993 participa no programa Chuva de Estrelas na SIC destacando-se pelo seu carácter romântico. Em 1995 inicia o seu trabalho com Pianista no magnifico Castelo da Rainha Santa Isabel em Estremoz, um lindo Hotel de 5 estrelas dentro do castelo da cidade.

Sempre dedicado ao fado ao piano, fruto da herança de seu mestre pianista Fortunato Murteira, Mário aprendeu no Japão com o Historiador e amigo Prof. Ito Genjiro a transmitir não “apenas” música mas associar a música à cultura e á história magnifica de Portugal.

No ano de 2003 começa a participar nas grandes feiras de música mundiais e inicia uma nova etapa: percorrer ainda mais o mundo representando Portugal em centenas de Festivais e teatros pelo mundo.

Hoje contem um currículo incrivel cheio de viagens e televisoes por mais de 30 países da Roménia à Estónia, da Polónia ao Japão, passando por mais de metade do Brasil onde é bastante acarrinhado pelos midia nomeadamente o JO SOARES, que já o convidou várias vezes para o seu famoso talk show.